AS ATRAÇÕES NO CAMINHO

MOLHES DA BARRA DE RIO GRANDE – formados por dois quebra-mares com gigantescas rochas que avançam 4km mar adentro. Um deles está no início do trekking no município de Rio Grande e o outro em São José do Norte. Existem pequenas vagonetas movidas à vela que levam os turistas e deslizam sobre trilhos, controlados pelos vagoneteiros.

NAVIO ALTAIR – da Companhia Libra de Navegação está encalhado na Praia do Cassino desde junho de 1976. É um dos cartões-postais de Rio Grande.

FAROL SARITA – Inaugurado em 12 de outubro de 1909 e leva o nome de um navio naufragado naquele local. Sua torre possuía 26 metros de altura e seu alcance era de 15 milhas. Foi substituído em 1929 por outra torre com sistema luminoso automático. Em 1952, foi inaugurada a atual torre de alvenaria, 11 metros mais alta que a original. Atualmente opera com uma lanterna de acrílico. É desabitado.

FAROL VERGA – com apenas 11 metros de altura, é o mais tímido deles e foi construído em 1964. Possui uma base de alvenaria que até anos atrás ficava aberta, mas atualmente é toda fechada em concreto. É um ótimo local para acampar. É desabitado.

FAROL DO ALBARDÃO – Este foi o primeiro a ser construído em 1909. O primeiro tinha uma torre de ferro com 35 metros e seu alcance era de 18 milhas. A torre atual é de 1948 e possui 44 metros de altura, sendo habitado por funcionários da Marinha do Brasil. O farol pode receber visitantes e até servir de base de descanso, mas não se pode chegar sem autorização da Marinha do Brasil. O contato é feito através do 5º Distrito Naval, localizado em Rio Grande. É só pedir com carinho. Telefone: (53) 3233 6322 – Sargento Bittencourt
Email: bittencourt@ssn-5.mar.mil.br
https://www.seumochilao.com.br/uma-noite-no-albardao-o-isolado-farol-no-extremo-sul-do-brasil/

LAGOA MANGUEIRA – Situada a direita da travessia, acompanha grande parte do trekking. Possui 123 quilômetros de extensão e se localiza numa área total de 800 quilômetros quadrados.

BOIA – gigante boia de ferro de navio ficou presa à areia há muitos anos.

PRAIA DOS CONCHEIROS – um lugar onde a areia deu lugar às conchas – de todas as formas, cores e tamanhos. A grande quantidade até assusta, formando uma paisagem única no Brasil.

PRAIA DO HERMENEGILDO – popularmente chamada de Hermena, é avistada no último dia de trekking. É uma praia bastante charmosa, formada por dezenas ou até mesmo centenas de casas. É nela que a civilização volta a aparecer, sendo parada obrigatória para tomar algo gelado. É um popular balneário tradicional, um “point” de surfistas e jovens, considerado também o paraíso dos pescadores.

BARRA DO CHUÍ – É o lugar onde termina o trekking. Esse “paredão” é o que faz divisa com o Uruguai. É uma praia bastante urbanizada e com vista para o Farol do Chuí.

FAROL DO CHUÍ – fundado em 1910, sendo substituído em 1949 por um novo, obedecendo aos novos padrões. Hoje em dia é considerado um dos faróis mais modernos do Brasil. Possui iluminação automática com alcance de 30 milhas.

Leave a Reply