
apresentação
Três caminhantes e montanhistas, dos estados de RJ, SP e MG criaram o desafio de ir aos 4 pontos mais extremos do Brasil, no Sul, no Norte, no Oeste e no Leste, organizando expedições e reunindo um grupo de amigos para cada aventura com trilhas terrestres e fluviais, atravessando centenas de quilômetros de praias, de montanhas e de selva, por rios e pelo oceano, em barcos e veleiro, por canoas e a pé, enfrentando os desafios da natureza e animais perigosos, se preparando, treinando e aprendendo a velejar.
objetivo
Alcançar pelas formas tradicionais, por terra, por rios e por mar, os 4 Extremos do Brasil, os pontos geográficos oficiais no sul, norte, oeste e leste, superando os desafios encontrados e realizando um vídeo documentário das expedições e dos que habitam esses extremos.
justificativa
O Brasil é um país-continente. Quando o conhecemos de forma mais completa a nossa noção civilizatória evolui pois percebemos que os brasileiros não são somente aqueles que habitam as cidades e o campo. Nos extremos mais longínquos e pouco conhecidos existem pessoas vivendo uma outra realidade.
Seja numa comunidade indígena de um extremo longínquo da Amazônia que integrada ao meio ambiente preserva a floresta e a defende de invasores, ou militares e pesquisadores isolados por milhares de quilômetros no meio do oceano, enfrentando uma natureza imprevisível ou numa fronteira ativa onde duas nações se entrecruzam na mesma avenida com 2 moedas e 2 idiomas. Assim é o Brasil, um gigante pouco conhecido nos seus limites.
Para conhecer seus extremos e entender a noção de fronteiras dos que vivem nelas é preciso ir até á.
público
Pessoas de todas as idades que gostam de esportes outdoor, de aventuras radicais e de viajar, visando despertar a curiosidade em conhecer mais o Brasil e suas belezas naturais bem como as realidades únicas dos que ali vivem resgatando a grandeza de um pais multicultural com mais de 200 milhões de habitantes e 8,5 milhões de km².
a aventura
Assim montamos o projeto 4 Extremos do Brasil com expedições meticulosamente elaboradas e enormes desafios que serão superados com inteligência e determinação. Além de conhecer e divulgar esses lugares, temos o compromisso de contribuir com as comunidades, naquilo que for necessário a elas.
O resultado deste projeto será um conteúdo valioso a ser publicado em livro e documentário, que visam mostrar o lado humano e árduo da vida, a natureza bela e muitas vezes intocada e, também, inspirar a vontade de conhecer nosso país àqueles que os seus olhos veem além do horizonte.
Este é um projeto sem fins lucrativos que busca apoio e patrocínio.
O núcleo do projeto é formado pela Ana Paula R. Micieli/SP, Camila Coubelle Sophia/MG e Erick Edgar Aliaga Sanz/RJ, três montanhistas com muitas ideias e comprometidos a chegarem aos 4 extremos do Brasil.



Importante: saiba a nossa política de privacidade e termos de uso.